19 Março 2015      20:38

Está aqui

Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março

Florbela Espanca
Florbela Espanca

O Dia Mundial da Poesia celebra-se anualmente a 21 de março, tendo sido criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999. Celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa, já que a poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.  

O Alentejo também terá festejos. Conheça-os com o Tribuna Alentejo

Em Aljustrel o auditório da Biblioteca Municipal recebe a 20 de março as comemorações. Estas consistem na apresentação dos trabalhos realizados nas oficinas “Dando Asas À Imaginação” e “Já Ofereceu Um Poema Hoje?” e do livro“O lado de dentro do lado de dentro”coord. de Filipe Lopes.

O Agrupamento de Escolas de Avis, apoiado pelo Município de Avis, pelas Freguesias e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Avis (APEEECA), integra a Feira da Poesia na sua Feira dos Produtos, uma atividade anual de venda de produtos da terra, dirigida ao público escolar, pais, professores e a toda a população, realizada na E.B. 2,3 Mestre de Avis.

A iniciativa, decorre a 20 de março, à qual se junta também a Feira das Sopas integrada no Projeto de Educação para a Saúde (PES), que pretende consciencializar os alunos para o valor nutricional da sopa, através do fomento e adoção de comportamentos e hábitos alimentares saudáveis por parte de crianças e jovens em idade escolar. 

Em Alvito a casa de cante Papa Borregos, recebe pelas 19:00 NORMA D'ALMA e pelas 21:30 a atuação do Grupo de Cante de Alvito.

Em Beja o centro das celebridades vai ser a Biblioteca Municipal com um programa para toda a família no dia 21

15:00 – Poemas a muitas vozes – Sessão para país e filhos a partir dos 3 anos;

16:30 – Poesia Online a duas vozes – Inefável com Pedro Silva Sena e Efémera com Luís Contente;

17:30 – Cartas a um amor ausente – A poesia de António Vilhena

19:00 – 12 Canções Faladas e 1 poema desesperado – Espetáculo de spoken word com Napoleão mira e os Reflect

Em Castro Verde funcionará a “máquina da poesia - oficina de escrita criativa” dedicada aos alunos do 2º e 3º ciclo. O evento decorrerá pelas 10:00 do dia 20 de março na Biblioteca Municipal e é organizado pela Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde.

Uma arruada poética marca as comemorações em Elvas, com passagens pelas principais artérias do Centro Histórico no sábado 21 de março, a partir das 11 horas.

À semelhança de anos anteriores, vão ser distribuídos três marcadores de livros, com três poesias inéditas de três autores do concelho: Maria José Rijo, Leca Dores e José Chilra, e imagens do património da cidade, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e colaboração do Grupo de Poesia Sénior, da Universidade Sénior elvense, que irá ao longo do trajeto declamando poesia.

Para além disso, os marcadores vão ser distribuídos, posteriormente, nas escolas do concelho e estarão disponíveis para oferta na Biblioteca Municipal de Elvas.

MarcadoresDiaInrenacionaldaPoesia2.jpg

A poetisa estremocense Constantina Babau apresenta o seu novo livro, “Estremoz, Eu e A Caneta de Deus”, a 21 de março pelas 10:30 na Casa de Estremoz.

 


CONSTANTINA BABAU

 

Foto de dotempodaoutrasenhora.blogspot.com

A apresentação do livro estará a cargo do Cónego Júlio Esteves, sendo a edição da responsabilidade da poetisa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e de várias entidades locais.

Em Évora a União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras em conjunto com algumas entidades tem um programa que se inicia pelas 11:00. A primeira atividade precisamente às 11:00 denomina-se Plantação e Poesia no Alto de São e consiste em…

Pelas 15:00 a Biblioteca da Horta das Figueira recebe a Gala da Poesia organizada pela Universidade Sénior.

A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca em Santiago do Cacém celbra sábado dai 21 o seu 18º aniversário. Irá às 16:00 promover histórias contadas e dramataizadas por Ricardo  Moura e Patrícia Figueira.  Embora não este fato não tenha diretamente a ver com poesia, como tem com literatura não o quizemos excluir da nossa lista.

Em Sines, o Bairro 1º de maio recebe o evento Poesia à Solta no Bairro III, a 21 de março das 10:00 às 18:00. O programa pretende festejar a primavera e o dia mundial da poesia e dele fazem parte feiras de artesanato e velharias, fanfarras dos Bombeiros (14:00), declamação de poesia pelo PROSAS , artes plásticas pelo Serviço Educativo e Cultural do CAS (1430), tuna do PROSAS (15:00), atuação da banda Walking Birds (15:30) e baile com Ermelindo Sena (16:00).

Sousel organiza o 13.º Encontro de Poesia Popular, certame que vai reunir mais de vinte poetas do concelho e arredores. O evento decorre a 21 de março, pelas15:00h, noAuditório Municipal de Sousel

Em Vendas Novas "À Noite Todos os Poemas são Pardos" já que é sob este mote que decorrerão no dia 20 de março declamação de poesia na Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal terá ainda patente ao público uma exposição dedidaca ao Dia da Poesia ao longo do dia 20.

Na Vidigueira a “Poesia sai à Rua…”, com entrega de folhas poéticas em espaços públicos, a partir das 10:00, e a realização do “Chá Poético”, com a apresentação pública dos poemas e entrega dos prémios relativos ao Concurso de Poesia – Versos Entrelaçados, sob o tema “Ambiente/Árvore”, organizado pela Câmara Municipal de Vidigueira, pelo Agrupamento de Escolas de Vidigueira e pela Escola Profissional Fialho de Almeida, a partir das 17 horas, no Centro Multifacetado de Novas Tecnologias de Vidigueira.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.