1 Novembro 2015      11:19

Está aqui

CHUVA FORTE PÕE BAIXO ALENTEJO EM AVISO LARANJA

Desde as 6h e até às 15h de hoje, domingo, Baixo Alentejo está em aviso laranja devido à previsão de chuva forte. Portalegre e Évora em alerta amarelo.

O Instituto Português do mar e da Atmosfera – IPMA, colocou o o sul alentejano e o Algarve em alerta laranja pois a chuva virá acompanhada de vento forte e (de Oeste e com rajadas até 80 km/h) e a ondulação (Ondas de noroeste na costa Ocidental) poderão chegar até aos 4,5 metros.

A culpa é atribuída a uma depressão isolada que está a provocar um choque entre massas de ar quente e fria a da Europa. Também Setúbal e Lisboa poderão sofrer as consequências deste choque.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em comunicado, referiu que está prevista "precipitação pontualmente intensa", e que, juntamente com ventos fortes, poderá provocar cheias rápidas em zonas urbanas ou inundações, podendo a precipitação atingir valores que poderão superar os 20 milímetros por hora.

É aconselhado um cuidado redobrado com o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas e para a possibilidade de queda de ramos ou árvores por causa dos ventos fortes.

Também a deverá ter um especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar e ainda estacionar veículos junto à orla marítima.

Os níveis acumulados de chuva nestes dois dias que poderão ser duas a três vezes superiores ao total normal de chuva para novembro.

Além da chuva, que deverá ser o principal problema, poderá ainda haver trovoadas e ventos localmente intensos (tornados ou outros fenómenos extremos de vento).

 

 Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.