29 Julho 2015      13:02

Está aqui

CAVACO SILVA VISITA HOJE ALQUEVA

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visita durante o dia de hoje a Barragem de Alqueva.

A visita iniciou-se a bordo de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, sobrevoando a barragem e as principais infraestruturas associadas.

O programa inclui ainda visitas ao canal de Ferreira do Alentejo e à Estação Elevatória de Ervidel, bem como três explorações agrícolas abrangidas pelo perímetro de rega do Alqueva, todas elas no distrito de Beja.

Na visita o Chefe de Estado será acompanhado pelo Presidente da EDIA, José Pedro Salema.

O Alqueva leva já um investimento de cerca de 2200 milhões de euros, de um total previsto de 2500 milhões, quer no seu potencial agrícola, hidroeléctrico e de abastecimento público, depois de 19 anos de obras.

Em termos agrícolas, Alqueva representa 88 mil hectares irrigados e chegará, com o final das obras, aos 120 mil hectares.

No que ao abastecimento público diz respeito, Alqueva abrange cerca de 280 mil pessoas, de 13 concelhos alentejanos, com as ligações às barragens do Roxo, Enxoé e Alvito no distrito de Beja, Monte Novo e Vigia no distrito de Évora.

Segundo a EDIA, esta "reserva estratégica de água, é capaz de suprir todas as necessidades de água, durante quatro anos consecutivos de seca extrema e sem restrições". São 4150 hectómetros cúbicos de água, "é muito próximo do consumo total anual de água de toda a agricultura, industria e população de Portugal" - disse a mesma fonte em declarações à agência Lusa.

O projecto teria inicialmente conclusão prevista para 2025, tendo sido alvo de várias antecipações e adiamentos, mas que segundo o atual governo terá a fase final de investimento prevista para 2016.

Alqueva tornou-se assim o maior lago artificial da Europa.

Imagem daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.