6 Outubro 2015      12:01

Está aqui

CASA DE ESPANHA PREMEIA EMPRESAS ALENTEJANAS

A Casa de Espanha vai premiar as melhores empresas do Alentejo, no próximo dia 9 de outubro, em Reguengos de Monsaraz.

Esta será a terceira edição destes Prémios Excelência e irão ser distinguidas este ano como Melhores Grandes Empresas - com faturação superior a 25 milhões de euros - a Almina Minas do Alentejo, em primeiro lugar, seguida da PSA Sines Terminal de Contentores e da Hutchinson Borrachas de Campo Maior, em terceiro.

Ao nível da pequenas e médias empresas - com faturação entre os 10 e os 25 milhões de euros, os distinguidos são Rui & Candeias, AIS Automotive Interior Systems e a Torrefação Camelo, em primeiro, segundo e terceiro lugares respetivamente.

Serão também premiadas as empresas EPDM Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro pelo Baixo Alentejo, a Esporão Vendas e Marketing, pelo Alentejo Central, a NovaDelta Comércio e Industrias de Café, pelo Alto Alentejo e a Repsol Polímeros, pelo Alentejo Litoral.

A anfitriã CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz vai receber o Prémio Alentejo.

Os critérios de seleção das empresas basearam-se em dados exclusivamente quantitativos referentes aos resultados do ano passado: Valor Acrescentado Bruto – e que permite considerar a contribuição da empresa à economia nacional e regional - Crescimento do Volume de Negócios - que incorpora o conceito de dinamismo – e Rentabilidade dos Capitais - que mede o “prémio” que a empresa dá aos seus acionistas. Foi ainda avaliada a Produtividade Real - o resultado da excelência da gestão – a Criação de Emprego - e que revela a responsabilidade social da empresa – bem como a Autonomia Financeira – e que mede o seu equilíbrio financeiro.

As 200 maiores empresas do Alentejo, em 2014, faturaram 5,2 mil milhões de euros, 9% acima dos resultados de 2013, e aumentaram o seu nível de emprego em três por cento - atingindo 21.200 trabalhadores – o que significou uma produtividade de 245 mil euros por trabalhador. O valor acrescentado bruto gerado por estas empresas foi de 23,7 por cento do volume de negócios, e só 13 por cento das empresas tiveram prejuízos. Ainda assim, a rentabilidade média foi de 3,5 por cento das vendas e 10,8 por cento dos capitais, tendo uma autonomia financeira média de 31,5 por cento dos ativos financiados pelos capitais próprios.

O programa desta 3ª edição dos Prémios Excelência da Casa de Espanha engloba ainda um t seminário transfronteiriço e que vai abordar as temáticas “Infraestruturas: Alqueva, Aeroporto de Beja, Sines e Plataforma Logística”, “Turismo e Património”, “Exportação: Mercados em Destaque”, e “Ferramentas de Gestão: Seguros de Crédito e Academia” e uma prova de vinhos.

A entrega dos prémios vai decorrer na CARMIM, e a cerimónia que será presidida por Roberto Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e Guillermo Fernandez Vara, Presidente da Junta da Extremadura, seguida de uma visita ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval e à vila medieval de Monsaraz, para degustação do Gin Sharish, produzido em Reguengos de Monsaraz.

 

Imagem daqui