4 Junho 2015      16:26

Está aqui

BENNY GOODMAN

Caros leitores,

Após um interregno estou de regresso desta vez para vos falar de Benny Goodman. Possivelmente alguns de vós já ouviram falar neste nome e sabem que está associado à época dourada das Big Bands Americanas. Falamos por isso da década de 1930.

Benjamin David Goodman nasceu a 30 de Maio de 1909 em Chicago (EUA) filho de pai Polaco de origens Judias e mãe Lituana. Benny começou a aprender Clarinete com 9 anos de idade quando se juntou à Big Band da Sinagoga que o pai frequentava. Só um ano mais tarde teve o seu primeiro professor chamado Franz Schoepp (foi posteriormente Clarinetista da Orquestra de Chicago) na altura com 17 anos de idade. Apesar do seu primeiro professor pertencer ao “mundo” da música Clássica, Benny desde cedo enveredou pelo Jazz. É após muitos concertos como Sideman (termo que designa um músico duma banda de Jazz que não o principal) que John Hammond entra de vida de Benny. John tinha acabado de chegar de uma das suas viagens a Inglaterra e trazia vários contratos discográficos sendo um deles para Benny. A partir desse momento Benny passou definitivamente a trabalhar quase exclusivamente como líder de pequenos grupos e da sua Big Band, a Benny Goodman Orchestra. O auge da sua Big Band foi no dia 16 de Janeiro de 1938 quando tocaram na famosa sala Carnegie Hall, até em então só usada para música Clássica. Este concerto foi também marcante do ponto de vista social pois Benny Goodman foi responsável por levar os primeiros negros (Teddy Wilson, Piano; Lionel Hampton, Vibrafone) a tocar nessa sala até então exclusiva a brancos.

Após este estrondoso sucesso, Goodman recomeçou a ter aulas com Reginald Kell (na altura um ex Clarinetista da London Philharmonic e da Royal Philharmonic) que tinha acabado de chegar aos EUA. Goodman dedicou-se de tal maneira a este desafio que logo começou a obter sucesso também na música Clássica. Tocou a solo com as melhores orquestras do mundo e foi responsável, direta (ao realizar encomendas de obras a compositores) ou indiretamente (por os compositores lhe dedicarem as suas obras) por inúmeras peças para Clarinete escritas no século XX. Até ao final da sua vida Benny foi dividindo a sua vida musical pelo Jazz e pelo Clássico tendo sido possivelmente o primeiro músico com origem no Jazz a ter sucesso em ambos os campos.

Foi por ver um documentário sobre Benny Goodman no final dos anos 80 que eu decidi que a minha vida seria a música. Eu sou um dos muitos músicos que ele influenciou quer em vida quer após a sua morte em Manhattan, Nova Iorque (EUA) a 13 de Junho de 1986.

 

Pode ver aqui uma das suas últimas gravações executante o concerto de Aaron Copland para Clarinete com o próprio Copland a dirigir:

https://www.youtube.com/watch?v=i1za5qebqqo

ou aqui 8 meses antes dele falecer a tocar com a sua Big Band

https://www.youtube.com/watch?v=aWr2X6J26Uk