20 Julho 2015      16:49

Está aqui

ALQUEVA HOSTEL

Foi escola primária de Alqueva, a aldeia que deu nome à barragem e, antes que fosse perdida por ter estado desactivada, recuperou-se e foi transformada em Hostel, um conceito antigo, entretanto caído em desuso e agora, vá lá saber-se porquê, recuperado e com charme. É que um Hostel é estrangeirismo para Albergue, uma acomodação dormitório de preços convidativos, muitas vezes com partilha de quartos com terceiros, cozinhas e casas de banho comuns.

Pois o Hostel Alqueva já recebe turistas e trabalhadores locais há cerca de um ano, com 33 camas (1 quarto de casal, 3 quartos de casal mais beliche, 1 quarto para pessoas com mobilidade reduzida, 2 quartos com 4 camas, 1 quarto com seis camas e um 1 quarto com 8 camas). 

Uma sala de convivio, com espaço para leitura, internet e Tv por cabo, completam a oferta.

O conceito está vocacionado para públicos mais jovens, mas tem tido também grande adesão de trabalhadores deslocados na zona. E porque é notícia? Porque é gerido por uma associação, a ADA, Associação de desenvolvimento, acção social e defesa do ambiente, que de algo que já não servia para nada, criou uma nova dinâmica no local, e os habitantes agradecem.

Imagem daqui.