28 Abril 2015      17:23

Está aqui

ALENTEJO

Já se sabe que no Alentejo gostamos de meter coentros em quase tudo o que comemos.

Na Índia defendem que abre apetites e é considerado um afrodisíaco, no Médio Oriente é muito utilizado como digestivo e até como calmante.

Algumas fontes apontam a sua origem no Japão, mas tudo muito difícil de verificar.

O que é certo é que aqui como em qualquer parte do mundo, o coentro é rico em caroteno e em cálcio, proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina, assim como ferro e vitamina C. E nós, alentejanos, gostamos muito.

Pois para os admiradores vai ser lançado o livro “Coentros no Alentejo”, que, suspeitamos, confirmará e desmentirá muito do que se diz e pensa dos Coentros.

​Será no próximo dia 30 de abril, no Restaurante Espaço Equestre, na Zona Industrial de Estremoz a contará com a participação da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estremoz, Márcia Oliveira e de Noémia Farinha, da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre.

Este livro surge com o intuito de contribuir para a conservação do conhecimento tradicional e dos recursos genéticos dos coentros e é fruto duma parceria do Espaço Equestre da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre, do Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação e tem o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.