29 Novembro 2015      23:41

Está aqui

AFINAL O QUE FAZ UM ECONOMISTA? INVESTIGAÇÃO, LIVROS E OUTRAS ESCRITAS

Hoje falo de outras atividades que faço como Economista mas que também outras pessoas, com outras profissões, podem fazer: fazer investigação e escrever livros.

A investigação é algo que faço desde o meu Mestrado (e já lá vão 13/14 anos). Confesso que quando comecei a investigar não sabia muito bem ao que ia. A verdade é que o gosto ficou... E hoje, mais do que a obrigação como docente, é também uma das minhas atividades de eleição.

Na realidade, a minha primeira atividade profissional foi assistente de investigação, num projeto da Universidade de Évora, com o professor José Caetano. Nessa altura ainda fazia investigação “a reboque” de um grupo, e orientado por alguém. Terminada essa tarefa, mantive-me como investigador afeto ao atual Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, da Universidade de Évora (do qual sou, atualmente, membro integrado). Trabalhei vários anos com o professor Soumodip Sarkar, em empreendedorismo e investigação e tive a oportunidade de ajudar na construção de dois dos seus livros.

Depois de um ou dois anos de interregno, voltei a entrar num projeto de investigação, com a professora Andreia Dionísio, projeto esse que serviu para concluir a minha tese de Doutoramento. E a partir daí nunca mais deixei a investigação.

O primeiro passo do processo de investigação é o de definir o tema a analisar. Depois disso tem que se ler o que já foi feito sobre o tema, criar material nosso e escrever. No meu caso em particular, gosto de fazer análises empíricas, pelo que tenho que ir recolher dados, utilizar Econometria nesses dados e depois analisar os resultados.

Neste momento tenho publicados 9 artigos em revistas científicas, em vários temas: análise da integração financeira na União Europeia (5 desses artigos), análise de mercados financeiros, uma aplicação com utilidade, análise a resultados eleitorais e até uma análise ao ranking da UEFA. Além disso neste momento tenho atualmente submetidos a revistas científicas 4 artigos.

Além do processo de escrita dos artigos, a investigação envolve também a apresentação dos mesmos em conferências. Artigos meus já foram apresentados em França, Inglaterra, Roma, País de Gales, Japão e na Grécia, além de várias apresentações em Portugal (e uma já agendada para o próximo ano em Espanha),

Todos estes processos dão-nos muita coisa de bom: conhecimento de novas realidades e cultura, troca de experiências com outros investigadores e conhecimento de muitas pessoas. Por exemplo, atualmente, além do trabalho que faço com a minha orientadora de doutoramento, trabalhamos diretamente com um investigador brasileiro e outro iraniano.

Além do processo de investigação próprio, faço também revisão de artigos uma vez que integro o Editorial Board de algumas revistas científicas. É um processo de cariz diferente, na medida em que neste caso tenho que avaliar artigos científicos de outros investigadores. De todas estas atividades é aquela que menos gosto, exatamente por envolver avaliar terceiros… mas é algo que alguém tem que fazer!

E depois temos os livros… Atualmente são já 14 livros publicados (13 dos quais técnicos e outro… tonto!) e com mais dois na editora em revisão. É verdade que já foi muita árvore abaixo por minha causa (penitencio-me por isso), mas também já ajudei muitas pessoas a alcançar os seus objetivos. E isso deixa-me, claro, muito satisfeito. Fundamentalmente, os livros são da área da… Economia (claro!). E com algumas ideias para colocar em prática num futuro relativamente próximo.

Além disso tenho também outros textos publicados: além destas crónicas, uns textos aqui e outros ali, mostram aquilo que na realidade um Economista vai produzindo…

 

Links de artigos científicos:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378437115008596

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10168737.2015.1081260?journalCode=riej20

http://ijmr.net.in/pastijpas.php?p=VOLUME%202,ISSUE%204,April2015

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09603107.2013.875106

http://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=54943

https://infoeuropa.eurocid.pt/files/database/000052001-000053000/000052283.pdf

http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ijbm/article/view/12724

http://emf.sagepub.com/content/10/1/93.short

http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11403-010-0062-x#/page-1

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.