24 Novembro 2015      22:05

Está aqui

AFINAL O QUE FAZ UM ECONOMISTA? – AULAS E FORMAÇÕES

Uma das minhas atividades como Economista é dar aulas e formações. Lá está: é uma das profissões que podem ser exercidas sem ser Economista mas que eu a exerço como tal.

Dou aulas desde 2006 (já lá vão 9 anos!). Já passei pelo ensino secundário (no St. Peter’s School, em Palmela) e por várias instituições de ensino Superior: Universidade Moderna de Beja, Universidade Metodista Angolana, Universidade de Évora, Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria e Escola Superior Agrária de Elvas, do Instituto Politécnico de Portalegre (onde estou atualmente). Tenho também um convite para colaborar com outra entidade no próximo ano letivo:

Já lecionei em licenciaturas e mestrados e em várias disciplinas. Aqui vai a lista:

 - St. Peter’s School: Economia A e Economia C.

 - Universidade Moderna: Introdução à Economia.

 - Universidade Metodista Angolana: Econometria Financeira.

 - Universidade de Évora: Análise Financeira e Gestão Financeira.

 - ISLA: Fundamentos de Economia, Estatística, Estatística I, Estatística II, Qualidade em Recursos Humanos, Complementos de Economia, Projeto de Conceção em Recursos Humanos, Projeto de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Seminário de Gestão Estratégica de Recursos Humanos I e Temas de Gestão e Inovação Organizacional

 - ESAE: Princípios de Economia e Gestão, Gestão Financeira, Economia e Política Agrária, Empreendedorismo, Gestão e Controlo da Qualidade, Gestão de Empresas, Economia e Fiscalidade, Gestão da Empresa Agrícola, Marketing e Técnicas de Comunicação, Economia e Gestão dos Recursos Naturais. Distribuição e Logística, Marketing.

Ando também na formação há já 8 anos. Já dei milhares (sim, milhares!) de horas de formação em várias entidades: Datalentejo, Salsus, Instituto de Soldadura e Qualidade, CEVALOR, ESTER, IPEFI, Megaexpansão, Marca – Associação de Desenvolvimento Local, Associação Terras Dentro. Se alguém tiver curiosidade em saber em que cursos ou módulos tenho dado formação, pode consultar uma lista aqui: https://sites.google.com/site/paulopjsf/home/formacao-ministrada (e certamente faltam lá elementos…).

Qual o motivo para elencar tantos elementos nesta crónica? Porque para lecionar tudo o que aqui está, a Economia (e a Gestão) são os fios condutores. E isso é papel de um Economista…

De facto leciono desde o básico da Economia (que inclui as definições e os conceitos básicos, como o custo de oportunidade), a matérias mais complexas e que nem todos os Economistas gostam. Destaco aqui a Econometria, pelos anticorpos que gera na maior parte dos alunos de Economia.

Mas queria destacar, no final desta crónica, duas coisas fundamentais.

A primeira é que o trabalho de professor (seja ele Economista ou com outra qualquer formação) é muito desvalorizado. E não, não me estou a referir ao facto de que sem professores ninguém aprenderia o que quer que fosse. Mas muitas vezes se ouve que o trabalho dos professores é simples, é só dar aulas. O que as pessoas não sabem (ou não querem saber) é que dar aulas se calhar qualquer um dá; mas dar aulas com qualidade implica muita coisa: muita preparação, muita leitura, organização de materiais, pesquisa… além de que é necessário pensar em testes, fazê-los e corrigi-los. Além de muitas tarefas administrativas que somos obrigados a fazer.

A segunda coisa que quero destacar é o facto de que o ensino e a formação me têm proporcionado o melhor que tenho na vida: o reconhecimento do trabalho e a criação de relações de amizade que tenho. Tirando quando estive em Angola (estive lá apenas duas vezes, duas semanas em cada uma delas, que não dá para criar laços), tenho amigos que eram meus alunos e/ou formandos por todas as instituições de ensino por onde passei e onde estive tempo suficiente para criar esses laços. Vejam lá que um Economista até consegue criar laços de amizade…