17 Abril 2015      11:07

Está aqui

18 DE ABRIL

Dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, um dia instituído pelo ICOMOS Internacional (uma associação de profissionais da conservação do património), e que este ano celebra 50 anos, sob o mote “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”.

Por  todo o país terão lugar cerca de 610 atividades, em 166 concelhos e promovidas por 622 entidades públicas e privadas.

Existe assim um vasto e diversificado programa que integra das animações de rua, às oficinas pedagógicas/workshops, concursos,  projeções de documentários e filmes, encontros/conferências, espetáculos artísticos, exposições, feiras e festivais, lançamentos de publicações, recriações e encenações históricas, rotas patrimoniais/itinerários culturais,  visitas guiadas/percursos orientados, entre outras atividades.

Por exemplo, em Reguengos de Monsaraz, será proposto aos turistas que tirem fotografias e gravem vídeos nos monumentos e locais turísticos do concelho e que as partilhem nas suas páginas nas redes sociais e nas do município.

Neste dia, poderá também ser visitado gratuitamente o Museu do Fresco e será distribuída informação sobre o património arqueológico numa ação de sensibilização a sua diversidade e vulnerabilidade, proteção e valorização.

Em Portalegre, acontecerão, ao longo de todo o dia, muitas atividades na Casa Museu José Régio.

Em Évora, serão realizados Peddy-pappers, uma visita guiada ao cromeleque dos Almendres com o arqueólogo António Carlos Silva, visitas guiadas ao Templo romano e, à noite, um espetáculo Homenagem ao Ballet Gulbenkian organizado pela DRC Alentejo.

No litoral, em Troia, as Ruínas Romanas de Troia associam-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um Dia Aberto em que todos poderão conhecer, de forma gratuita, aquele que é considerado o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no Mundo Romano. 

Nestas ruínas, pode ainda visitar a Basílica Paleocristã de Troia, considerada uma das mais antigas da Península Ibérica e das que apresentam melhor estado de conservação; entre as 16h e as 17h30, vão ser realizar visitas guiadas à Basílica, para dar a conhecer a riqueza das pinturas romanas que revestem as suas paredes, os marmoreados e alguns motivos figurativos.

Para saber mais sobre as atividade a desenvolver, não só no Alentejo, mas em todo o país clique aqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.