9 Outubro 2015      14:17

Está aqui

ÉVORA: HONORIS CAUSA A SIZA VIEIRA E JOSÉ CUTILEIRO

A Universidade de Évora vai atribuir dois doutoramentos Honoris Causa, um ao arquiteto Álvaro Siza Vieira e outro ao Embaixador José Cutileiro.

A cerimónia vai decorrer na Sala de Atos do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, no próximo dia 16 de Outubro pelas 15 horas. Os discursos laudatórios serão do arquiteto Alexandre Costa e do antropólogo Pedro Prista Monteiro.

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933, estudou arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, e construiu a sua primeira obra em 1954.

Professor em diversas universidades por esse mundo fora, exerce a profissão na cidade do Porto, tendo já feito projectos em Portugal, França, Alemanha entre outros. Um muito célebre é o Bairro da Malagueira, em Évora.

É o arquiteto português mais premiado da história, entre as mais variadíssimas distinções conta com o Prémio Pritzker em 1992, o conhecido "Nobel" da Arquitectura.

José Pires Cutileiro nasceu em Évora em 1934, estudou arquitectura e medicina, respectivamente na Universidade Técnica de Lisboa e na Universidade Clássica. Licenciou-se em Antropologia Social na Universidade de Oxford.

Diplomata e escritor, desempenhou vários cargos de relevo, entre os quais o de Director-Geral dos Negócios Político e Económicos. Fez parte da equipa que negociou a adesão de Portugal à União da Europa Ocidental e chefiou a equipa que negociou com os Estados Unidos os termos de utilização da Base das Lajes.

Imagens daqui e daqui.