8 Janeiro 2015      13:16

Está aqui

Viana do Alentejo festeja 117º aniversário

13 de janeiro é uma data especial para o Concelho de Viana do Alentejo, por ser a data da restauração do Concelho, o que aconteceu há 117 anos.

Foi a 13 de janeiro de 1898 que um movimento encetado por António Isidoro de Sousa (que viria posteriormente a ser Presidente de Câmara do Concelho), restaurou o Concelho de Viana do Alentejo, que tinha sido integrado no Concelho de Évora em 1985 na reforma administrativa de João Franco. Para assinalar a efeméride o município terá um programa que não se cinge ao dia 13, iniciando-se já este fim-de-semana.

10 de janeiro

O inicio das comemorações é feito com a III Caminhada “Luis Filipe Martins Branco”, que tem partida marcada no Pavilhão Municipal, às 9h30. Nesta caminha os participantes poderão optar por uma volta no total de 6,6 klm ou para aqueles mais em forma dar duas voltas que valem aproximadamente 13 km. Á noite, pelas 21:30 no Cinetatro Vianense, o Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa, apresenta a peça “Casamento por encomenda”, encenada por Luís Vinagre.

11 de janeiro

Neste dia, pelas 17h00, a MODA – Associação do Cante Alentejano apresenta no Cineteatro Vianense, o livro “O Cante Alentejano, os Grupos Corais e a sua Salvaguarda”. Pelas 18:00 ocorre o Encontro do Cante Alentejano com o nome “Património da Humanidade: Onde o Cante encontra o Fado” e decorre no Cineteatro Vianense, com a participação dos grupos corais do concelho e do fadista Luís Caeiro.

13 de janeiro

As cerimónias solenes estão reservadas para este dia, dia efetivo da restauração do Concelho. No cineteatro Vienense, irá ser entregue a medalha de honra do Município a duas associações – “AJAL – Associação de Jovens de Alcáçovas e Associação Equestre de Viana do Alentejo, assim como a duas personalidades do Concelho: Francisco António Sítima, ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e António José Galvão, ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas.

Para a parte da tarde está ainda reservada a apresentação do livro “ILARVS: Contributo para o Estudo da Olaria Tradicional de Viana do Alentejo” de Luís Miguel Banha na Escola de São João, em Viana do Alentejo. De seguida será inaugurada a exposição “Memórias do Verde Barro: Homens e técnicas da tradição oleira vianense”, do mesmo autor, que estará patente ao público até dia 13 de fevereiro e pode ser visitada entre as 14h00 e as 18h00.