11 Novembro 2014      00:00

Está aqui

Earworms

Caros leitores,

todos nós já demos conta que com alguma regularidade temos uma melodia na nossa cabeça da qual não nos conseguimos livrar. Podemos andar a ouvi-la no nosso imaginário durante horas, dias, semanas ou até meses. A isto os ingleses chamam Earworms que é a tradução à letra da palavra alemã Ohrwurm.

 

IMAGEM DE WWW.KICX917.COM

 

Os estudos que existem sobre os Earworms são bastante interessantes pois revelam vários factos curiosos sobre como surge na nossa cabeça. Dou exemplos: o nosso cérebro pode associar uma melodia a um estado de espírito; podemos simplesmente ter estas melodias em mente devido à quantidade de vezes que ouvimos uma canção; podemos associar uma melodia a uma pessoa ou pessoas; entre outras possibilidades menos comuns.

Uma característica geral é que estes Earworms, normalmente são melodias simples e com ritmos pouco complexos. Para se ter uma ideia, nos vários questionários feitos sobre esta temática, a melodia que mais pessoas dizem escutar nas suas cabeças com insistência é a "Parabéns a Você".

Cada pessoa acaba por criar as suas próprias estratégias para se libertar disto. Umas tentam focar-se noutro aspecto do dia a dia, outras tentam cantar uma outra melodia de modo a esquecer a pretendida, e, nos músicos, a resposta mais usada foi que para tirarem uma melodia da cabeça começavam a improvisar sobre essa de modo a criar uma totalmente nova mas baseada no Earworm

Como surgem ou desaparecem os Earworms ninguém sabe ao certo, mas, enquanto não há cura para quem não os quer ter sugiro que os aproveitem duma forma criativa e divertida.

 

http://pom.sagepub.com/content/early/2011/09/17/0305735611418553.abstract