22 Maio 2014      23:47

Está aqui

Como será o próximo Parlamento Europeu?

As eleições só terminam no domingo mas, como usual nestas andanças, as sondagens fazem as previsões possíveis. O site PollWatch2014 prevê até 217 deputados para o Partido Popular Europeu (ao qual pertence o PSD e o PP) e para os Socialistas Democratas Europeus (ao qual pertence o PS) 201 deputados.

Analisando os dados no geral, os resultados obtidos por PPE e S&P podem significar a necessidade de uma aliança entre as duas maiores forças do parlamento europeu. Esta possível aliança pode significar uma nova via além de Junker (PPE) e de Schulz (S&P) na corrida ao lugar ainda ocupado por Durão Barroso.

Há que destacar também a subida acentuada dos partidos nacionalistas que, poderão formar um novo grupo parlamentar, a Aliança Europeia para a Liberdade (European Alliance for Freedom - EAF). A subida dos nacionalistas tem especial incidência em França, onde a Frente Nacional, liderada pela filha de Jean Marie Le Pen, se prevê que ganhe estas europeias com 23% das intenções de voto, à frente da União para um Movimento Popular de Jean-François Coupé e do Partido Socialista de Hollande. Aos franceses juntar-se-ão os nacionalistas holandeses, austríacos e suecos, todos com o objetivo de conseguir um mínimo de 25 eurodeputados, de sete países diferentes para formar o grupo parlamentar.

Também os eurocéticos italianos do Movimento 5 Stelle (com 24,1%) estão em destaque e poderão aliar-se aos eurocéticos britânicos de Nigel Farage.

O Parlamento Europeu poderá ficar com a configuração da imagem dois.

Em Portugal, prevê-se uma vitória socialista de Assis, numas eleições quase disputadas a dois, restando somente três deputados europeus para CDU (2) e Bloco de Esquerda (1).