12 Janeiro 2021      13:18

Está aqui

Vila Viçosa investe 613 mil euros na reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca

Luís Nascimento, vice-presidente da C. M. de Vila Viçosa

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, encerrado há nove anos, vai ser reabilitado por iniciativa da câmara, num investimento superior a 613 mil euros, com apoios comunitários.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente do município, Luís Nascimento, que indicou à agência Lusa que a obra está prevista começar neste primeiro trimestre e ficar concluída em 2022.

De acordo com o autarca, a câmara já adjudicou a empreitada de recuperação do equipamento cultural, no valor de 613.662,95 euros, acrescido de IVA, investimento que conta com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários.

Luís Nascimento lembrou ainda que desde 2018 que está prevista a realização desta obra, e que a mesma não avançou “por não ter havido concorrentes” aos vários concursos públicos relativos à empreitada que foram promovidos deste então.

O autarca acrescentou também que “os eventuais concorrentes consideraram que as verbas indicadas na altura eram insuficientes para realizar a obra”.

Assim o cineteatro alentejano, com 63 anos de existência, está encerrado para espetáculos há nove anos, embora algumas salas e espaços continuem a ser utilizados para exposições e reuniões.

Além de intervenções no teto e na cobertura do edifício, a sala de espetáculos e os outros espaços vão ser melhorados, o que permitirá “modernizar” o equipamento, ficando também “mais funcional e com mais comodidade”, de acordo com os dados da autarquia.

Inaugurado a 29 de julho de 1957, o cineteatro é considerado pelo município como um “importante equipamento cultural” de Vila Viçosa, situado numa das principais artérias da localidade.

 

Fotografia de radiocampanario.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.