24 Maio 2017      10:24

Está aqui

VILA VIÇOSA RECEBE "O BEL CANTO NAPOLITANO"

Sexta-feira, dia 26 de Maio, a Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa abre as suas portas ao público para mais um recital de música clássica. Desta feita para receber "O Bel Canto napolitano na poesia", com Patrizia Giliberti ao piano e o tenor Yoosang Yoon.
 
O espectáculo terá início às 21 horas, com entrada livre.

Yoosang Yoon

Nasceu em Ulsan (Corea do Sul). Desde 2006, vive em Matera, Itália. Iniciou os estudos de canto lírico em 2001, em Roma, com Doris Andrews, e posteriormente com Vincenzo Dimatteo, no Conservatório de Música de Matera, onde concluiu a licenciatura de Canto, em 2009. No ano de 2014, estreia-se no papel de “Edoardo”, na ópera La cambiale di Matrimonio, de Gioacchino Rossini, em Cava dei Tirreni (Itália) e, no mesmo ano, ganha o segundo prémio do concurso lírico R. Leoncavallo, em Potenza (Itália), o que lhe irá permitir de interpretar o papel de “Canio” na ópera I Pagliacci, de R. Leoncavallo, no auditorio do Conservatório de Potenza. Em 2015, interpreta o papel de “Don Ottavio” na ópera Don Giovanni, de W.A. Mozart, em Matera, e depois o papel de “Nemorino” na ópera L’elisir d’Amore, de G. Donizetti, em Cava dei Tirreni. Com o mesmo papel, volta a exibir-se, no ano seguinte, em Matera. Desde 2007, desenvolve uma intensa atividade de concertos em várias cidades italianas e no estrangeiro. Entre as várias exibições destacam-se: Missa Criolla, de A. Ramirez, em Cava dei Tirreni e Piedimonte Matese (2015); Belcanto, no Théâtre du Chatelet, em Paris, Laeiszhalle, em Hamburgo, Admiralpalast, em Berlim, e Güzenich, em Colónia (2016).

Patrizia Giliberti

Nasceu em Matera, Itália, onde concluiu o curso superior de piano e cravo, no Conservatório de Música. A sua atividade como concertista desenvolveu-se quer a solo quer integrando outras formações, em várias cidades italianas. No ano de 1996/1997, foi convidada para lecionar piano no Conservatório de Música da Horta (Açores) e, no ano letivo seguinte, na escola Community Music Centre de San Francisco (EUA), onde lecionou as disciplinas de Dicção Italiana e Acompanhamento de Canto e Piano. No mesmo ano, foi pianista acompanhadora na San Francisco Liric Opera e Golden Gate Opera (EUA). Desde 1989, desenvolve uma intensa carreira de concertista por toda a Europa, quer a solo, quer em formação de duo e trio. Em Portugal, tem-se apresentado em temporadas de música como as do CRAE de Évora, Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Eborae Musica,  Instituto Italiano de Cultura em Portugal, no Festival Frei Manuel Cardoso, no Maio Barroco, em Óbidos, no Teatro Malaposta, em Lisboa, no Paço Ducal de Vila Viçosa, na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra, na Igreja de São Francisco de Évora, entre outros. Em Portugal, desde 1998, participou em cursos de aperfeiçoamento de cravo, com Gustav Leonhardt, e piano, com Paul Badura Skoda, Boris Berman, Sequeira Costa e Aldo Ciccolini. Professora de piano no Conservatório Regional de Évora - Eboræ Mvsicae, no Instituto Musical Vitorino Matono de Lisboa, no Conservatório de Musica Egidio Romualdo Duni de Matera (Itália), entre outros, é frequentemente solicitada para orientar masterclasses em Portugal, Espanha e Itália. Tem realizado, neste países, seminários e conferências sobre Domenico Scarlatti e sobre a interpretação da obras deste compositor no piano moderno.

Concluiu o Doutoramento Europeu na Universidade de Évora, no ramo de Música e Musicologia. O trabalho da sua tese produziu uma edição crítica de três manuscritos portugueses do compositor Domenico Scarlatti. De 2007 a 2010, frequentou a escola de aperfeiçoamento na Scuola Musicale di Milano, na classe de cravo da Professora Emília Fadini. Presentemente é professora de piano principal no Conservatório de Música de Matera (Itália).

A organização é da Fundação da Casa de Bragança.

Imagem de capa de ruralea.com