22 Abril 2017      00:46

Está aqui

VIANA DO ALENTEJO MOSTRA OS ROSTOS DA REVOLUÇÃO

Já pode ser visitada, no Cineteatro Vianense, a exposição “Rostos da Revolução”.

Esta exposição integra o programa das comemorações 43 anos do 25 de abril e foi cedida pela Fundação Mário Soares.

“Rostos da Revolução” é uma exposição que celebra os 40 anos do 25 de Abril de 1974 com recurso à sátira e à fotografia, juntando os cartoons de António e a fotografia de Carlos Gil, dois nomes que viveram intensamente a revolução.

Esta exposição -  patente ao público até 1 de maio – contém 87 painéis com conteúdos escritos e fotográficos e está repartida por 6 núcleos: fotografias de personalidades da área política e militar, cartoon inspirado nos painéis de S. Vicente, biografias de Carlos Gil e António, fotografias de personalidades religiosas e de revolucionários, fotografias de personalidades das artes, fotografias de manifestações e cronologia.

Mas Viana do Alentejo comemora o 25 de abril com um programa ainda mais completo e que começou na sexta, 21, com a apresentação do espetáculo de marionetas “O Tesouro”, dirigida às crianças do 1º Ciclo do Concelho e com a exibição do documentário “As Armas e o Povo”, com o apoio da Cinemateca Portuguesa, à noite.

Hoje, sábado, pelas 17h, o Grupo Coral Paz e Unidade de Alcáçovas, promove o XIII Encontro de Grupos Corais, no Jardim Público, em Alcáçovas e domingo, 23, decorre a tradicional Caminhada de Abril com partida das 3 freguesias e chegada ao Monte do Sobral, local de reunião dos Capitães de Abril.

Na véspera do dia 25, à noite, decorrerá o espetáculo “O Fado ao Encontro da História” com Edgar Baleizão e Rute Belga, no Centro Cultural, em Alcáçovas, promovido pela Junta de Freguesia local, e o espetáculo “Celina da Piedade: Vozes de abril no Alentejo”, com a participação dos Grupos Corais de Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense. Também na Freguesia de Aguiar decorrerá um churrasco e animação. À meia-noite - e ao som da música “Grândola Vila Morena” – realizar-se-ão espetáculos pirotécnicos nas 3 freguesias.

Arruadas com a Banda da Sociedade União Alcaçovense e atividades desportivas marcam o dia de 25 de abril, sendo que o destaque recai no espetáculo “Cantar José Afonso: 30 anos depois”, no Cineteatro Vianense, pelas 21:30h.

 

Imagem de diarioliberdade.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.