10 Setembro 2017      12:49

Está aqui

V RESIDÊNCIA CISTERCIENSE

Nos próximos dias 15 e 16 de setembro, o Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora, vai acolher a V edição da iniciativa “Residência Cisterciense S. Bento de Cástris”.

A residência terá por tema, este ano, "Espaços e Tempos da Vida Monástico-Conventual" e a proposta lançada é a de reinventar na contemporaneidade a densidade histórica do discurso cisterciense, integrando a geografia do mosteiro eborense numa mais ampla geografia da Ordem de Cister.

Inspirada nas questões da História, da Arte, do Património e da Paisagem cistercienses, a Residência, regida pelo ritmo do quotidiano da Regra beneditina, apostará na vivência dos espaços do mosteiro e no debate de questões atuais ligadas aos espaços monásticos e ao seu futuro, apostando-se no carácter original da iniciativa.

 O programa reparte-se em torno de três áreas: as cercas monástico-conventuais, espaços temporais e espaços espirituais e tipologias paisagísticas e implantações monástico-conventuais, cruzando, como é habitual, a história, o património, a ciência e as artes.

A iniciativa é da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora/CIDEHUS.

 

Imagem de movimentocaminhosperegrinos.blogspot.pt

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.