29 Janeiro 2017      11:15

Está aqui

UNIVERSIDADE DE ÉVORA EM ESTUDO INTERNACIONAL SOBRE AVES

A Universidade de Évora é uma das entidades que fez parte de um megaestudo sobre o impactos das alterações climáticas nas aves.

Neste estudo estiveram envolvidas a Universidade de Copenhaga, da Dinamarca e a academia alentejana esteve envolvida através do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – CIBIO e resultou num artigo que será publicado na revista da especialidade “Science Advances”.

As aves foram seguidas pela Europa, desde a Dinamarca até África, e este estudo acabou por mostrar que as aves adaptam as suas rotas migratórias em função das áreas com picos de produtividade, como revelou a um primeiro artigo de Kasper Thorup, da Universidade de Copenhaga.

Miguel Araújo, um dos responsáveis do CIBIO-UÉ, disse que o estudo envolveu telemetria por satélite e a micro-transmissores. Como revelou à Lusa, estes micro-transmissores foram colocados em 38 aves de três espécies: o cuco-canoro, o picanço-de-dorso-ruivo e o rouxinol, tendo sido assim possível analisar os seus padrões migratórios, seguindo as deslocações em tempo real, e elaborou projeções climáticas futuras.

Outra conclusão do estudo, como revela publicação de Carsten Rahbek , é a de que, nas próximas décadas, e dadas as alterações climáticas a que se tem assistido, o encontrar alimentos pode vir a ser algo muito complicado para estes animais

 

Imagens de sociedadedosanimais.blogspot.pt