22 Maio 2017      12:04

Está aqui

UMA NOVA FORMA DE TERRORISMO

Há cerca de uma semana e meia que o Mundo anda a meio gás devido a um ataque informático à escala global.

Do que se tem ouvido, os “piratas” informáticos invadem os computadores de empresas e particulares, bloqueiam os mesmos e exigem quantias monetárias para que façam o sistema voltar à normalidade.

Em consequência deste ataque, várias empresas suspenderam ou reduziram os seus serviços. Em Portugal, alguns servidores de e-mail de ministérios ficaram com algumas falhas, impedindo assim as comunicações de e para esses serviços.

O cibercrime é, cada vez mais, uma realidade emergente, levando por isso a uma exigência de mais e melhor formação no combate à sua propagação.

Actualmente, estamos todos dependentes de tecnologia, seja nas nossas casas, seja nos nossos trabalhos, sem tecnologia, simplesmente não funcionamos.

Sem a devida protecção, qualquer um de nós está sujeito a um ataque informático. Olhando à escala global, facilmente depreendemos quais as consequências de um ataque a empresas em áreas como a saúde ou a segurança.

Não precisamos ir muito longe. Uma falha num serviço de saúde pode custar milhares de vidas. Numa torre de controlo de tráfego aéreo as consequências poderiam ser terríveis!

Mais do que nunca, prevenir é preciso e essa prevenção passa não só pela formação das forças de segurança no combate a este tipo de crime, mas também pela formação das restantes entidades judiciais.

Como pode um Juiz analisar um caso ou um Advogado representar um cliente em casos desta matéria sem a devida formação?

A nível legislativo é igualmente importante aumentar a moldura penal que pune estes crimes e levar à sua aplicação efectiva por forma a conseguir-se, também aqui uma vertente preventiva neste tipo de crimes.

A actuação preventiva nesta área é urgente! Ontem já era tarde.

Mais do que a guerra de armas, a guerra internáutica pode trazer enormes e irreparáveis danos.

Os benefícios já os conhecemos. Não queiramos descobrir quais os malefícios.

Imagem de capa de riscosegurobrasil.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.