9 Setembro 2016      10:52

Está aqui

TURISMO CIENTÍFICO NO ALQUEVA COM AUMENTO DA PROCURA

Desde 2008 que o Dark Sky® promove o turismo científico em Alqueva e atrai cada vez mais visitantes à região, não só para observar o céu, mas também para outras actividades noturnas como passeios a cavalo, passeios pedestres pelas oliveiras milenares, provas cegas de vinho, corridas, canoagem, orientação, observação de aves e da vida selvagem, yoga, fotografia, entre outras.

Uma observação astronómica guiada permite dar a conhecer a esfera celeste com as suas constelações e objectos do céu profundo, como nebulosas, enxames de estrelas, galáxias, etc, seja para quem nunca “observou” o céu seja para quem já o fez mas quer aprofundar conhecimentos.

Em Julho e Agosto, o Dark Sky® realizou em co-organização com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz a Dark Sky® Party Alqueva em Monsaraz e com a Câmara Municipal de Mourão a Starlight Party Alqueva, onde foi possível assistir a palestras, workshops, observações astronómicas e participar na Dark Sky® Run.

Os dois eventos contaram com mais de 2 200 participantes e registaram um crescimento de cerca de 28%, quando comparados com o ano anterior.

A procura pelo produto astroturismo está a crescer a um ritmo de 12,8 % ao ano, com base nos dados recolhidos através da implementação do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade (ETIS).

Para além destes dados, destaca-se igualmente o crescimento da procura de astroturistas alemães, holandeses, franceses, ingleses e espanhóis, países onde o Dark Sky® tem estado a concentrar esforços de promoção.

Para além do território já certificado, o Dark Sky® cresceu para o lado espanhol, e expandiu-se no lado português abrangendo agora os concelhos de Mértola e Évora. Tendo o céu por base, novos projectos estão em desenvolvimento na área da arqueoastronomia, e no combate à poluição luminosa.

Imagem de capa, detalhe de fotografia de @Miguel Claro, daqui.