7 Outubro 2020      12:13

Está aqui

Santarém junta personalidades de Portugal e do Brasil em evento online

O ciclo de conversas “Por Terras de Cabral”, que assinala os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral, vai receber, em Santarém, oito personalidades da cultura de Portugal e do Brasil, a partir de quinta-feira até domingo, avança a Lusa.

Este “diálogo” online entre Portugal e Brasil vai juntar Gilberto Gil, Onésimo Teotónio Almeida, Ivan Lins, António Zambujo, Tim Bernardes, Pedro Abrunhosa, Tom Zé, Bruno Nogueira, Gregório Duvivier e Mariana Cabral (Bumba na Fofinha). Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a SET -- Sons em Trânsito.

O navegador português, nascido em Belmonte, morreu em Santarém, em 1520, encontrando-se sepultado na Igreja de Santa Maria da Graça, monumento nacional desde 1910 e “importante exemplar” da arte gótica em Portugal. É a partir deste local que serão feitas as transmissões diretas pelas redes sociais do município, a partir das 22:00, à exceção da abertura, marcada para as 21:30 de quinta-feira.

A vereadora com o pelouro da Cultura, Inês Barroso, disse à Lusa que nesse dia, depois de um jantar que juntará os chefes Rodrigo Castelo e Gonçalo na criação de “sabores luso-brasileiros” com produtos da região, e para o qual foi convidado o embaixador do Brasil em Portugal, Ivan Lins fará um “showcase” a partir da Igreja da Graça, num evento com um número reduzido de convidados.

De seguida haverá lugar para uma conversa com o filósofo e ensaísta Onésimo Teotónio Almeida e o músico e ex-ministro da Cultura do Brasil Gilberto Gil, com moderação do também escritor Valter Hugo Mãe.

Já na sexta-feira e no sábado serão quatro artistas a “conduzirem as conversas para os territórios da criatividade inesgotável e das colaborações cada vez mais frequentes entre músicos dos dois países”, refere uma nota de divulgação da iniciativa.

António Zambujo e Tim Bernardes estarão à conversa na sexta-feira à noite, com moderação do jornalista João Gobern, e, no sábado, Pedro Abrunhosa e Tom Zé são os convidados do jornalista Carlos Vaz Marques.

O encerramento, no domingo, estará a cargo dos humoristas Bruno Nogueira, Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) e Gregório Duvivier, com a jornalista e escritora Inês Fonseca Santos a moderar, “numa conversa em que se fará uma leitura do papel do humor na relação entre Brasil e Portugal”, adianta ainda a nota.

Inês Barroso afirmou também que esta será a primeira edição de um evento que o município quer passar a realizar anualmente, abordando questões que vão da cultura à política e à economia. A autarca referiu ainda que, sendo a comunidade brasileira a maior comunidade estrangeira residente em Portugal e estando Santarém na rota do turismo religioso, é importante criar formas de levar os turistas brasileiros a conhecerem o local onde se encontra sepultado Pedro Álvares Cabral, e que simboliza um momento marcante da história que une os dois países.

A nota de divulgação do evento diz ainda que o ciclo tem por referência as datas de 1520 e 7 de setembro de 1822 da declaração da independência do Brasil, pretendendo celebrar “dois países diferentes mas irmãos, que partilham um património ímpar, feito de língua, história, música, humor, literatura ou gastronomia”.