19 Maio 2016      16:49

Está aqui

S. PEDRO DO CORVAL EM GRANDE NA FESTA IBÉRICA DA OLARIA E DO BARRO

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval vai ter 13 olarias na Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que vai para a sua 22.ª edição e decorre entre hoje e 22 de maio em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola.

O evento transfronteiriço promove a cultura e o turismo e acontece alternadamente ora cá, ora na banda espanhola, unindo os dois maiores centros de olaria da península ibérica.

Este grande certame da olaria ibérica é organizado pelo município de Reguengos de Monsaraz, o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e pela Junta de Freguesia de Corval.

Para além das olarias de S. Pedro do Corval, participam nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro mais oito olarias portuguesas, nomeadamente de Queluz, Vila Nova de Milfontes, Sintra, Mafra, Caldas da Rainha, Amadora, Santa Comba Dão e Ericeira.

 

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, ao menos, do período da dominação árabe, conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276, mas também a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso.

Imagem de capa daqui.