14 Janeiro 2021      09:36

Está aqui

Restaurante Herdade do Esporão ganha Prémio Especial de Sustentabilidade

O Restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, ganhou o Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020 pela sua preocupação ambiental e de sustentabilidade.

De acordo com a Mesa Marcada, organizadora do prémio em parceria com a consultora técnica internacional Grab a Doughnut, o restaurante chefiado por Carlos de Albuquerque Teixeira tem “uma cozinha fortemente marcada pela sazonalidade, abastecida principalmente com legumes, frutas e produtos animais próprios – onde se eliminou o uso de película aderente, se reduziu o recurso ao plástico ou se faz compostagem de resíduos – mas que também colabora com entidades locais de apoio social”.

A consultora Grab a Doughnut adianta ainda que o Restaurante Herdade do Esporão deve ser reconhecido “pelo compromisso e aplicação dos conceitos de sustentabilidade por demonstrar que, mesmo uma grande organização, com anos de operação, consegue adaptar-se às novas demandas do nosso tempo. O Restaurante Herdade do Esporão pode ser uma referência para a trajetória de transformação que todo o setor deverá vivenciar”.

Num total de 31 candidatos, além do vencedor, os restaurantes alentejanos Sem Porta, do Hotel Sublime, na Comporta, e o Craveiral Farmtable by Alexandre Silva, do projeto hoteleiro Craveiral Farmhouse, em S. Teotónio, foram distinguidos com uma Menção Honrosa.

A atribuição deste prémio teve em conta, além da vertente ambiental, também aspetos sociais e de gestão. Foi avaliado como cada restaurante valoriza os recursos naturais, qual a origem dos produtos que utiliza, como lida com os materiais poluentes, com questões de ética e código de conduta com empregados e fornecedores, condições de trabalho, entre outros.

Segundo a organização do prémio, “neste ano inicial, a ideia geral foi a de avaliar o empenho, o comprometimento e a transparência, mais do que os dados técnicos em si”.

 

Fotografia de lifestyle.sapo.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.