2 Abril 2018      14:42

Está aqui

Reguengos de Monsaraz veste azul pelo Autismo

Hoje, 2 de abril, o edifício dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz vai estar iluminado de azul a partir das 20h00 e até às 8h00 de amanhã. O objetivo é o de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, acompanhando o movimento mundial “Light It Up Blue”.

Este movimento consiste na iluminação em azul de edifícios e monumentos de referência como câmaras municipais, monumentos, edifícios, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, instituições culturais, pontes e estádios, tendo mesmo edifícios como a Pirâmide de Gizé, a Ópera de Sidney, o Cristo Redentor, a Torre de Pisa ou o Empire State Building já sido iluminados de azul numa onda que pretende sensibilizar a população para a problemática do autismo.

A efeméride começou a ser assinalada em 2005 por iniciativa dos avós de uma criança com autismo. Bob e Suzanne Wright, avós de uma criança com autismo, fundaram então a Autism Speaks que tem sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Esta organização sem fins-lucrativos tem como missão alertar para as perturbações do espectro do autismo, a angariação de fundos para financiamento da investigação das causas, prevenção, tratamentos e cura para o autismo e a defesa dos interesses e necessidades das famílias afetadas. Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

O autismo é um transtorno neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desenvolver relações sociais e é muitas vezes acompanhado de desafios comportamentais. É diagnosticado  em uma, em cada 88 crianças.