16 Março 2016      17:00

Está aqui

PROGRAMA DESENVOLVIDO EM ESCOLA DO ALENTEJO APROXIMA CRIANÇAS À TEMÁTICA DA DEFICIÊNCIA

Silvino Neves Costa, presidente da AAPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora) é, desde janeiro, mentor do programa Todos diferentes todos especiais, que se encontra a ser implementado numa turma de 1.º ano da Escola Básica do Rossio em Évora, pela associação Sociedade do Bem.

 

Através deste programa, que conta com o apoio da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora e da Câmara Municipal de Évora, são promovidas sessões de desenvolvimento emocional e social que são aprofundadas a partir da temática da deficiência.

O programa Todos diferentes todos especiais inclui “o reconhecimento das próprias emoções como ponto de partida para o reconhecimento das emoções alheias, para ver de diferentes pontos de vista, para sentir empatia pelos outros, independentemente das suas características, que são únicas e tornam cada ser humano especial”, refere Susana Pedro, fundadora da Associação Sociedade do Bem.

Ao longo do programa as crianças têm oportunidade de penetrar nas experiências dos outros de uma forma dinâmica, quer através do contacto direto com pessoas com deficiência, quer através do recurso a estratégias que as levem a sentir de forma análoga a elas. Ao colocarem-se no lugar dos outros, as crianças desconstroem estereótipos e preconceitos e compreendem que a deficiência deve ser encarada como mais uma característica, no meio de tantas outras.

Para Silvino Neves Costa, professor, presidente da APPACDM -  Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora e mentor do programa, “o programa Todos diferentes todos especiais, dinamizado pela Sociedade do Bem, está a ter um impacto bastante positivo junto da turma. Os alunos, pela forma como têm participado nos desafios propostos, ficam mais preparados para encarar a problemática da diferença, o que me leva a considerar que o projeto deveria ser alargado a um maior número de turmas.”

Acompanhe este projeto em www.facebook.com/sociedadedobem.org