26 Outubro 2016      15:48

Está aqui

PRODUÇÃO DE VINHOS ALENTEJANOS CONTINUA EM CRESCIMENTO

O Alentejo está a chegar além-fronteiras através dos seus vinhos. Estas exportações são, em parte, responsáveis pelo aumento da produção.

No 1º semestre de 2016 os Vinhos do Alentejo colocaram no mercado nacional e internacional 55 milhões de litros de vinho, o que revela um aumento de 1,2% relativamente ao ano anterior. Contudo, no mercado internacional houve um decréscimo relativamente ao mesmo período em 2015.

A produção de vinhos do Alentejo praticamente triplicou desde 2001 até março de 2016, de 400 mil litros para mais de um milhão de litros, tendo existido algumas variações no decorrer dos anos, como mostra o infográfico, feito com base em dados fornecidos pelo Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.

O Alentejo é uma região que possui cerca de 22 mil hectares de vinha. O setor vinícola desta região conta com produções em Beja, Évora e Portalegre. Nos três distritos há oito sub-regiões vitivinícolas: Amareleja/Granja, Borba, Évora, Moura, Portalegre, Reguengos de Monsaraz, Redondo e Vidigueira. As adegas destas regiões estão inseridas na Rota dos Vinhos.

Conhecidos a nível nacional e internacional, estes vinhos são exportados para todo o mundo, sendo o Brasil, os Estados Unidos, a China, a Angola e a Suíça os principais mercados.

Imagem de capa da Fundação Eugénio de Almeida-