17 Julho 2017      12:43

Está aqui

PRIORIDADES GOVERNATIVAS

Esta semana, António Costa definiu como as principais prioridades da segunda metade do mandato governativo a habitação, a saúde e a educação.

Não menosprezando a importância da saúde e da educação já referidas nestas crónicas, não posso deixar de realçar a importância dada pelo Governo à necessidade de existir habitação acessível para todos.

Segundo António Costa, o principal objectivo deste investimento na habitação é a criação de “uma política de habitação acessível que não condene a classe média e os jovens a ficarem amarrados ao crédito e a “que fiquem condenados a serem expulsos dos centros das cidades, porque o preço da habitação no centro da cidade é inacessível”.

Vários concelhos têm investido em medidas que permitem a reabilitação de imóveis para posterior arrendamento a preços acessíveis.

Outros concelhos acabam por adquirir eles próprios imóveis e reabilitá-los para habitação social mas, sempre fora dos centros das cidades, empurrando, uma vez mais, as famílias para os subúrbios.

No entanto este tipo de medidas deverá vigorar a nível nacional.

Ainda há semanas se deu em Évora uma derrocada de um imóvel no centro histórico permanecendo os destroços do imóvel na via pública por vários dias.

Como este, muitos imóveis, seja no Concelho de Évora, seja noutros concelhos a nível nacional, muitos existem. Completamente em ruínas e dados ao abandono, sem que os municípios nada façam.

Muitas são as queixas do abandono dos centros históricos e este pode ser um dos motivos sendo que outro se encontra nos preços altamente especulativos das rendas e das vendas de imóveis nesta zona.

Aguardo com expectativa as medidas que o Governo irá apresentar nesta área. Toda a situação que circunda o mercado imobiliário está a precisar de uma intervenção governativa e autárquica urgente.

Os jovens não podem esperar. A classe média também não. Regulamente-se mas, acima de tudo, que se intervenha!

Nota do editor - Imagem de capa de Severo Asfotografia 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.