3 Outubro 2020      10:21

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Porto de Sines para industrializar Portugal, defende ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos defendeu, na apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines 2020-2025, que é intenção do Governo que o desenvolvimento do Porto de Sines possa ser um polo de desenvolvimento económico e social não só para o Alentejo, mas para todo o país.

A apresentação do plano -  resultado de estudo coordenado por Álvaro Nascimento da Católica Porto Business School – Universidade Católica do Porto - decorreu esta semana, em Sines, na sede da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e onde o ministro revelou que espera que o porto alentejano venha a ter um papel importante em desafios nacionais como a digitalização, a descarbonização e a industrialização, desejando que o porto possa ser um polo de atração para que mais industrias se estabeleçam em Portugal.

“Este porto é nosso, é do povo português. O porto de Sines é muito importante para Portugal e poderá vir a ser determinante a nível ibérico.”  disse Pedro Nuno Santos ao Jornal Económico.

Revelou que mais empresas significa mais atividade e mais gente para o Alentejo, além de enfatizar que o porto de Sines continua a ser uma prioridade para o Governo português e que terá um papel fundamental num futuro mais amigo do ambiente.

Neste sentido, o ministro chegou mesmo a afirmar que Portugal dispões de condições únicas para produzir hidrogénio, pois dos custos de produção de hidrogénio, 75% é eletricidade, uma área onde Portugal é competitivo após a forte aposta nas energias renováveis, eólica e solar.

Foi ainda dado a conhecer um acordo entre o porto de Sines e porto de Roterdão (Holanda) para a criação de uma rota de exportação de hidrogénio entre ambos.

O porto de Sines tem despertado grande interesse de potenciais investidores norte-americanos e chineses no que respeita à construção e concessão de terminais de GPL – Gás Propano Liquefeito e de hidrogénio verde para os navios.

Já o projeto de construção e concessão do novo terminal de contentores do porto de Sines também recebeu manifestações de interesse por parte de vários conglomerados chineses, que querem incluir o porto alentejano como um dos pontos nevrálgicos da “Nova Rota da Seda”, desenhada pelo Governo da República Popular da China.