10 Outubro 2016      13:26

Está aqui

PORTEL: QUANDO UMA FEIRA VALORIZOU O MONTADO ALENTEJANO

Se há particularidade que distinga o Alentejo do mundo ela é o montado. Para além de ser um ecossistema belo, muito delicado e raro criado pela ação humana, a floresta de sobreiros representa uma das maiores fontes de riqueza da região. Se tivermos em conta que o montado apenas subsiste a sul da Península Ibérica e no Mediterrâneo e que a extensão da floresta no Alentejo representa 33% da área mundial, percebemos porque foi necessário proteger e incentivar a exploração do montado. É que estes 33% fazem do nosso país o principal exportador mundial de cortiça.

Da mesma forma que foi necessário promover, estudar e aprofundar o conhecimento do montado através de uma Feira dedicada, que decorre anualmente em Portel (Évora), um concelho privilegiado pela floresta e que vai este ano para a sua XVII edição, entre 30 de novembro e 4 de dezembro.  

A Feira do Montado é uma iniciativa que tem contribuído para a promoção e valorização do montado, tratando-se de um acontecimento de importância económica, ambiental, cultural e científica, de âmbito nacional e internacional. 

Durante os cinco dias da feira, expositores de diversas empresas do sector florestal, especificamente do sector da cortiça, dos agroalimentares, restauração e do comércio em geral, têm a oportunidade de promover e comercializar os seus produtos e desenvolver oportunidades de negócio.

O programa da edição deste ano será apresentado brevemente.

Imagem de capa de 100percentcork.org/