5 Abril 2016      12:32

Está aqui

PORTALEGRE: FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL É A MELHOR DO PAÍS

Portalegre já foi conhecida como a "Cidade dos Sete Conventos" devido à sua tradição fortemente religiosa e  dada a fama das religiosas dos conventos de Santa Clara e São Bernardo e os seus brilhantes doces conventuais como o Manjar Branco,o Queijo Dourado, o Toucinho-do-Céu, ou a Lampreia de Portalegre. Pois estes doces e a necessidade de os preservar como património único da região têm motivado a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, que volta a acontecer em Portalegre de 15 a 17 de Abril e vai para a sua 16.ª edição.

O problema maior para este património gastronómico é o da cópia e da adulteração das receitas e o uso não autorizado dos nomes dos doces. Ana Soeiro, representante da Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA), na apresentação da feira, alertou para a necessidade de proteger este património e qualificou a Feira de Doçaria de Portalegre como a melhor do seu segmento em Portugal.

Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara de Portalegre acrescentou no mesmo encontro que a iniciativa procura fazer essa defesa, preservando o que é genuíno enquanto doçaria de Portalegre.

Este ano a Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre conta com mais de três de dezenas de stands, concursos do melhor doce e melhor licor, música e atividades para as crianças.

Imagem de capa daqui.