24 Março 2021      13:32

Está aqui

Portalegre atribuiu casas a 26 famílias carenciadas nos últimos 5 anos

Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre, no âmbito do Programa de Concurso por classificação para atribuição do direito de Arrendamento de habitações em regime de Arrendamento Apoiado 2020, entregou mais quatro fogos a famílias, situados no Bairro dos Assentos e no Outeiro da Forca.

Esta entrega de imóveis propriedades do município insere-se na estratégia de reabilitação e renovação urbana da habitação social que, desde 2016, através deste programa, atribuiu fogos a 26 famílias.

A importância destas obras consiste em reabilitar os imóveis, dando condições de habitabilidade aos seus futuros moradores, e ao mesmo tempo conservar o património da cidade.

Está também a decorrer a reabilitação dos últimos edifícios que a Câmara Municipal adquiriu na Zona Histórica da cidade, tendo sido já concluída no Bairro dos Assentos a 2ª fase da reabilitação e recuperação de edifícios/frações propriedade do município. Atualmente, encontra-se a decorrer, no Bairro do Atalaião, a 3ª fase de reabilitação e recuperação de fogos pertença do município, e brevemente terá início a 4ª fase no Bairro dos Assentos.

A estratégia de Reabilitação Urbana para Portalegre está a ser encarada como uma âncora para o desenvolvimento sustentado e dinamização da economia local. "Acreditamos que será uma oportunidade não só para revitalização da cidade, através da requalificação e refuncionalização de edificações e do espaço público, mas também como oportunidade para a criação de emprego, de forma directa e indirecta", defende a autarquia.