20 Julho 2018      13:57

Está aqui

PCP defende certificação do Tapete de Arraiolos e critica PS, PSD e CDS

João Oliveira, deputado do PCP eleito por Évora

O PCP diz querer ultrapassar um impasse "que tem 16 anos" e apresentou para o efeito um projeto de lei para aprovar os estatutos de um centro para a certificação do Tapete de Arraiolos. João Oliveira, deputado do PCP eleito por Évora e líder da Bancada Parlamentar critica os sucessivos governos por não terem já aprovado estes estatutos, incluindo o PS.

O parlamento aprovou, em 2002, a lei que criou o Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos que até hoje nunca entrou em funcionamento. Para o PCP o seu projeto de lei permite passar do papel para a realidade a protecção e valorização dos Tapetes de Arraiolos, que considera estarem em risco, alertando para o facto de já uma empresa de Vila Nova de Gaia ter tentado registar a patente industrial dos famosos tapetes.

"Tem de ser criado o centro para certificar os tapetes e valorizar a atividade em Arraiolos e onde mais ela se desenvolva dentro de determinados padrões e critérios, de maneira a proteger a atividade económica e a resolver problemas sociais e laborais", declarou ontem o deputado à Agência Lusa, defendendo que a criação deste centro ajudará à candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), um objetivo que foi assumido por todos.

Imagem de capa de theapricity.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.