12 Novembro 2018      10:12

Está aqui

Passeio "à moda antiga" gera cada vez mais entusiastas em Elvas

O passeios das pasteleiras por Elvas está definitivamente institucionalizado com esta sexta edição e a participação de três dezenas de entusiastas. O evento, que é organizado pelo Ciclo Clube BTT de Elvas, levou ontem, 11 de novembro, as antigas pasteleiras do século XIX às ruas do centro histórico de Elvas e permite aos transeuntes apreciar algumas raridades de duas rodas, conduzidas por participantes vestidos a preceito.

O gosto pela recuperação e restauro das antigas biclcletas está a ganhar-se num número crescente de pessoas e eventos similiares, que acontecem um pouco por todo o país, cultivam o hobby, que começa a ser interessante também do ponto de vista comercial, com um mercado de compra e venda de bicicletas antigas e casas que se especializam na sua recuperação.

Há pouco mais de 100 anos a bicicleta surge no país como a nova tecnologia que acabará por mudar radicalmente a forma de mobilidade, primeiro das classes mais abastadas, e, mais tarde, a generalidade da população.

Os primeiros bycicles são trazidos por portugueses estudantes no estrangeiro, como Diogo de Orey que ao regressar dos estudos na Alemanha, traz o seu veículo, e filhos de estrangeiros como Herbert Dagge que rola em Lisboa com o seu bycicle em 1878 ou Eduardo Miching no Porto.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão