18 Julho 2017      10:32

Está aqui

OURIQUE CELEBRA 878 ANOS DA VITÓRIA CONTRA OS ÁRABES

Passam este ano 878 anos da Batalha de Ourique, que opôs os exércitos de D. Afonso Henriques a um exército islâmico liderado por Esmar que, segundo a tradição, seria muito maior mas que ainda assim foi derrotado, resultando no chamado "Milagre de Ourique". Histórias à parte, a vitória de Afonso Henriques nesta batalha associa-se à própria aclamação deste como Rei pela nobreza guerreira, o que, como se sabe, fez de nós aquilo que somos hoje enquanto país.

A data não é esquecida pelo município de Ourique, que entre  21 e 23 de Julho, celebra a data com recriação histórica no Castelo de Ourique, destacando três realidades e momentos que levarão ao epílogo conhecido: Orik Mouro antes da Batalha, a Conquista de Orik durante a Batalha e Orik de D. Afonso Henriques após a Batalha.

A festa inclui um Mercado, cortejos históricos, uma ceia medieval, danças e música da época, pequenas peças teatrais, um sarau árabe, a recriação da própria batalha, trovadores e cuspidores de fogo, para além das célebres tascas da época.

O programa completo pode ser visto aqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.