22 Janeiro 2021      11:49

Está aqui

Odemira vê aprovado projeto de voluntariado jovem internacional

O projeto “Regenerar Odemira” é uma iniciativa de voluntariado jovem internacional da Câmara Municipal, que vai fazer com que o concelho alentejano receba jovens europeus, a partir de abril, e envie voluntários do concelho para outros países.

De acordo com autarquia, Odemira receberá, a partir de abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, sendo que outros tantos jovens odemirenses participarão em projetos europeus durante os meses de verão.

O objetivo deste novo projeto é envolver jovens de diferentes países europeus em três organizações locais: Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, Gaia Alentejo – Núcleo da Associação Grupo de Ação e Intervenção Ambiental e PROJECT EARTH – Associação para a Valorização Sustentável de Regiões de Convergência, na construção e revitalização do território.

No âmbito do programa Corpo Europeu de Solidariedade, “Regenerar Odemira” é o quarto projeto do município e pretende “fortalecer o trabalho na área da juventude no concelho através da criação de espaços onde os jovens possam ser criadores de dinâmicas, despertando a consciência para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, ecologia e ambiente, preservação do património, tradições e cultura local, regeneração das florestas, inclusão e solidariedade”.

Segundo a câmara, desde 2015 que Odemira conta com projetos europeus de voluntariado jovem, envolvendo cerca de 200 mil euros para a sua execução. O território odemirense recebeu 19 jovens de 11 nacionalidades (Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Espanha, França, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e Turquia) e 13 jovens odemirenses viveram e participaram em projetos de 7 países (Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Hungria e Suécia).

Adicionalmente, a autarquia refere que, até finais de 2020, os projetos europeus de voluntariado jovem aconteciam no âmbito do Programa Erasmus + Youth in Action. A partir de 2021 e até 2027, o novo programa em vigor denomina-se Corpo Europeu de Solidariedade.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.