8 Abril 2016      16:46

Está aqui

OBRA SOBRE 100 NOTÁVEIS DE VILA VIÇOSA PROCURA FINANCIAMENTO

Tem a designação de “100 NOTÁVEIS CALIPOLENSES – Do século XIV aos nossos dias” e procura financiamento para ver a luz do dia.

Trata-se de uma compilação que descreve pormenorizadamente os percursos biográficos, académicos e profissionais de personalidades nascidas em Vila Viçosa, que se destacaram no mundo das Artes, das Letras, da Música, da Arquitetura e nos mais variados sectores da sociedade. Inclui nomes como os de Públia Hortênsia de Castro, D. João IV, D. Catarina de Bragança (Rainha de Inglaterra), Florbela Espanca, Henrique Pousão, Bento de Jesus Caraça, entre muitos outros.

O projecto procura saber e dar a conhecer quem foram, o que fizeram e porque se notabilizaram estas figuras de Vila Viçosa.

O projecto é de Tiago Passão Salgueiro, eborense, licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis em 1997 e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz, no âmbito do programa “Erasmus” em 1998. Participou no Curso de Especialização “Boas Práticas de Gestão Cultural”, promovido pelo Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou nas Câmaras Municipais de Vila Viçosa e Sousel. Desempenha as funções de Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006.

É membro do Conselho de Redação da Revista de Cultura Callipole, editada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, desde 2008, participando com diversos artigos sobre a História e o Património de Vila Viçosa.

Autor das obras “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584”, editada pela Chiado Editora em 2012; “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, pela Fundação da Casa de Bragança e o romance “A Dúvida, em sentimento transformada” pela Chiado Editora, ambas no ano de 2014.

Serão necessários 1500 euros e o autor recorreu ao PPL Crowdfunding para angariar o dinheiro necessário. Pode contribuir aqui.