17 Maio 2016      15:02

Está aqui

O TRICAMPEÃO VOLTOU

A SELVA

“Nós só queremos o Benfica Campeão”; “ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa”, “tricampeões”; “35” ou o “Campeão voltou” foram os cânticos que se fizeram ouvir, em Serpa onde estive, no país e no mundo, onde houvesse um benfiquista.

O 35º título do Sport Lisboa e Benfica, fazendo o clube campeão pela terceira vez consecutiva, veio marcar de forma inequívoca o último domingo de todos os amantes de futebol, transformando as nossas ruas numa festa imensa vestida de vermelho e branco.

Para além de dar os parabéns ao treinador e jogadores do Benfica, a toda a estrutura e aos adeptos, escrevo esta crónica para saudar a educação no futebol, a postura, a humildade, o trabalho e a crença.

Estes adjectivos têm um rosto, e esse rosto é Rui Vitória, o treinador do Benfica. Um homem que conduziu o seu clube com personalidade, centrando sempre o discurso na sua equipa e no seu trabalho, mesmo sendo desacreditado e provocado, é revelador de uma forma de estar no futebol que não é fácil de encontrar, e que sem dúvida devemos valorizar, enquanto pessoa e profissional.

Outro aspecto a assinalar sobre esta época, tal como escrevi em Junho de 2015, é mostrar aos benfiquistas que este grande clube não pode ficar refém de nenhum treinador, isto para aqueles que tinham medo da saída de Jorge Jesus – “e quem vamos nós arranjar melhor que ele?”, era a pergunta que se fazia!

Rui Vitória mostrou que existem treinadores com potencial, que chegam sem vícios, que apostam na formação do clube, que também conseguem potenciar jogadores e vendê-los por milhões aos clubes ricos, que apostam na Liga dos Campeões devolvendo as famosas “noites europeias” ao Benfica, aliás, apostam em todas as competições e não só no campeonato, imprimindo um ímpeto competitivo à medida do clube que representam.

O 35 já está, que venha a Taça da Liga na próxima sexta-feira (20 de Maio), o 36 e muitos outros nas épocas seguintes para felicidade dos benfiquistas que, como eu, são apaixonados por ver e sentir o seu clube.

Viva o Benfica, viva Rui Vitória e todos os que contribuíram para este tricampeonato.

Imagem © Pedro Rocha / Global Imagens.