22 Junho 2018      17:49

Está aqui

O Chocalho, que é património da humanidade, é "um símbolo do orgulho no nosso mundo rural"

É Património Mundial Imaterial da UNESCO e tem na vila de Alcáçovas a sua base. Falamos do Chocalho e da Feira que se volta a realizar este ano, de 20 a 22 de julho.

O fabrico de chocalhos é uma arte milenar que tem no território alentejano a maior expressão a nível nacional, especialmente em três municípios, Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, e com grande destaque para a freguesia de Alcáçovas.

A inscrição do fabrico de chocalhos na Lista do Património Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente implica um Plano de Salvaguarda, tem permitido reverter a tendência de desaparecimento desta arte, garantindo a transmissão do saber-fazer e a sustentabilidade futura da actividade e esta feira reforça a importância daquela arte alentejana. Bengalinha Pinto, presidente do município de Viana do Alentejo, vê no chocalho e na arte chocalheira, um "símbolo do orgulho no nosso mundo rural" e a Feira do Chocalho é "precisamente a celebração desse rico mundo rural" que vai correndo o risco de desaparecer.

Os Adiafa com os corais de Alcáçovas, Miguel Araújo e Cuca Roseta são os nomes escolhidos para animar o certame que conta ainda com cerca de meia centena de expositores. Este em ano, também em evidência, estarão outros Patrimónios Mundiais: o Fado, o Cante e a dieta Mediterrânea além do artesanato, exposições, tasquinhas e uma feira franca.

Atuarão ainda Os Chocalheiros de Ficalho, Raiz, U.M.M., André Manços e M-PEX e acontecerá um desfile dos Caretos de Podence e existirá o espaço “Summer Legacy” dirigido aos mais jovens e por onde vão passar nomes como os de Kevu, Tape e DJ Mira, na 6ª feira, Zinko, Sunlize e Galvanize e onde acontecerá a participação das alunas da ACRA, ao som do DJ Mira.

Novidade desta edição será a Mostra Agropecuária com exposição de animais (ovinos, bovinos, caprinos e equinos) que terá demonstrações ao vivo do fabrico do chocalho e de tecelagem, que se juntam ao tradicional III Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Também tradicional e que se repete este ano será o V Passeio a Cavalo “Miguel Grave”, a Caminhada do Chocalho, promovida pelo Alcáçovas Outdoor Trails e o III Trail do Chocalho realizado pelo Município de Viana do Alentejo, com o apoio de várias associações locais.

A Feira do Chocalho 2018 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.

Imagem de capa de Francisco Fadista