6 Fevereiro 2021      11:21

Está aqui

Nasce a 'Júlia 1', o robot alentejano para desinfetar grandes espaços

O projeto 'Júlia 1' irá criar um robot autónomo, capaz de realizar a desinfeção de grandes espaços como unidades de saúde, fábricas, escritórios ou centros comerciais.

Surge de uma parceria entre a Somincor, a ULS do Baixo Alentejo e a Universidade Nova de Lisboa e este robot autónomo vocacionado será perito em descontaminar espaços de grande dimensão, ajudando assim a combater a pandemia de Covid-19.

Resultado de um protocolo de cooperação entre a Somincor - concessionária das minas de Neves-Corvo, em Castro Verde - o UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, tornou possível o surgimento e realização deste projeto financiada pela Somincor, e ao qual se juntaram também investigadores do Instituto Politécnico de Beja, naquele que é um projeto 100% nacional.

Com uma duração prevista de seis meses, o “Júlia 1” usa radiação ultravioleta para desinfetar o ar e superfícies de forma eficaz e autónoma em grandes espaços, além de ser um dispositivo sustentável que utiliza tecnologia verde.

 

Imagem elucidativa e alterada nextgov. com