30 Junho 2016      14:30

Está aqui

MONTADO ALENTEJANO ADAPTA-SE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O Alentejo recebe um novo projeto LIFE: Adaptação do Montado às Alterações Climáticas, através do contrato de execução do projeto LIFE-Montado-Adapt - MONTADO & CLIMATE, A NEED TO ADAPT, assinado pela ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, esta semana.  Esta iniciativa apoiada pela Comissão Europeia, reúne 17 parceiros de Portugal, Espanha e Holanda com o objetivo de implementar medidas de adaptação às alterações climáticas nas paisagens de Montado e Dehesa, com 11 propriedades piloto em Portugal e Espanha.

Com base nas condições locais será desenvolvido um Plano ILU (uso integrado da terra) que será executado e monitorizado em 11 propriedades. Após 5 anos existirão diferentes "modelos” de adaptação do Montado às alterações climáticas, que terão uma abordagem multifuncional dos espaços considerando 20 fontes diferentes de rendimento, como a cortiça, plantas aromáticas e medicinais, forragem, lenha, frutos secos, fibras naturais, plantas ornamentais, frutos e vegetais frescos, grãos e sementes, polinização de culturas, créditos de carbono, biomassa, eco e agroturismo etc.

As primeiras reuniões para o arranque do projeto que durará até 2021 e que reúne os principais atores do sector, decorrerão em setembro, na sede da ADPM, em Mértola, no distrito de Beja.

Imagem daqui.