5 Fevereiro 2021      11:35

Está aqui

Marvão investe 2 milhões de euros para dar habitação a 33 famílias

Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão

A Câmara Municipal de Marvão vai investir cerca de 2 milhões de euros na criação de habitações para dar resposta a 33 famílias que vivem em condições consideradas “indignas” no concelho.

Em comunicado, a autarquia explica que a solução habitacional para cerca de 73% destes agregados passa pela reabilitação de habitações do município e de duas pertencentes a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a Casa do Povo de Santo António das Areias e a Santa Casa da Misericórdia de Marvão.

Quanto aos restantes agregados, “serão realojados em habitações que o município pretende adquirir e reabilitar, contribuindo igualmente para o incremento da economia local”.

O investimento terá financiamento do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, prevendo-se uma comparticipação superior a 1,6 milhões de euros, verba concedida sob a forma de comparticipações financeiras “não reembolsáveis” e a “título de empréstimo bonificado”.

Esta ação insere-se no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Marvão, tendo o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovado, no final do ano passado, a verificação da concordância daquela com os princípios e regras do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

De acordo com a câmara, “do levantamento das necessidades de realojamento habitacional, foram identificados 33 agregados familiares a viver em habitação indigna” no concelho.

Esta quinta-feira realizou-se uma cerimónia online para homologação do Acordo de Colaboração entre o Município de Marvão e o IHRU, no âmbito do 1.º Direito.

Recorde-se que este programa tem como objetivo apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.