22 Julho 2017      17:12

Está aqui

LITORAL ALENTEJANO É PILOTO EM PROJETO EUROPEU

Trata-se do projeto WETNET – Gestão coordenada e networking das zonas húmidas do Mediterrâneo e que escolheu a Lagoa de Melides, no Litoral Alentejano como área piloto para integrar em Portugal.

O projeto - aprovado e financiando no âmbito do Programa INTERREG (MED) – engloba 10 parceiros de 6 Estados Membros - Itália, Portugal, Espanha, França, Malta e Eslovénia.

O projeto, em Portugal, envolve a RCDI - Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação, em colaboração com a Câmara Municipal de Grândola.

O WETNET pretende a criação de instrumentos de governança territorial que assegurem o envolvimento dos principais atores locais no desenvolvimento sustentável de uma área, no caso português, da Lagoa de Melides, conciliando aquilo que são objetivos de conservação dos valores naturais com o aproveitamento racional dos recursos.

A Lagoa de Melides integra a Rede Natura 2000, e é uma zona húmida caracterizada por um sistema lagunar costeiro, é um local relevante para a avifauna e para várias espécies aquáticas, além do valor paisagístico que importa preservar sem inviabilizar o desenvolvimento das atividades económicas associadas.

 

Imagem de descobriralentejo.pt