3 Março 2017      14:57

Está aqui

JOVENS QUEREM APURAR RESPONSABILIDADE PELO ABATE DE FREIXOS EM MARVÃO

José Andrade, um dos promotores da petição

A polémica estalou com o abate de alguns dos Freixos centenários na EN 246-1, que compõem a Estrada das Árvores Fechadas, em Marvão, no Alto Alentejo, a 13 de fevereiro deste ano. A intervenção, programada pelas Infraestruturas de Portugal, envolveu mesmo um deputado que travou o abate dos freixos classificados com o estatuto de árvore de interesse público, poder autárquico e governo. Agora um grupo de jovens de Marvão, constituídos como "Plataforma Vamos Salvar as Árvores Fechadas" está a recolher assinaturas para uma petição que pretendem levar à Assembleia da República.

Em declarações feitas hoje José Andrade, um dos promotores, esclarece que a petição pretende chegar à Assembleia da República para apurar as responsabilidades no abate daquelas árvores históricas.

José Andrade, que é biólogo, acrescenta que cada uma das árvores deve ser avaliada, que é preciso replantar freixos que subtituam os abatidos e que a petição reivindica a construção de uma via alternativa à chamada Estrada das Árvores Fechadas.

A iniciativa conta com o apoio de António Moura Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Marvão entre 1986 e 1997 e pode ser vista aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=arvoresfechadas