1 Abril 2016      19:30

Está aqui

JOSÉ CALIXTO LIDERA CIDADES DO VINHO

Durante a Assembleia Geral da RECEVIN, hoje em Valdobbiadene, o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, foi eleito Presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, sucedendo ao italiano Pietro Iadanza.

 

Depois de Reguengos de Monsaraz ter sido Cidade Europeia do Vinho 2015, a candidatura de José Calixto à RECEVIN foi apresentada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e o mandato terá a duração de três anos. A RECEVIN tem o apoio das associações nacionais de cidades do vinho que existem na maioria dos 10 países membros da rede (Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia), num total de 800 cidades em toda a Europa.

José Calixto afirmou que pretende “estabelecer uma estrutura de acesso aos fundos comunitários”, além de “constituir as Rotas do Vinho da Europa”, e “trabalhar o enoturismo com todos os parceiros europeus". Declarou ainda que pretende “criar uma rede de Museus do Vinho da Europa”, em conjunto com “uma grande base de dados dos territórios vinhateiros da Europa”.

 

O novo Presidente da RECEVIN tem também como objetivos “promover os interesses comuns das regiões vitícolas na economia europeia”, e ao mesmo tempo “reforçar a representação das diversas regiões junto das instituições europeias”. Através de um grupo de trabalho em Bruxelas que "vise a defesa dos territórios produtores de vinho e valorize e aumente a dimensão da rede”, afirmou José Calixto.

 

No seu mandato, prevê ainda trabalhar em parceria com a AENOTUR, num projeto mundial de enoturismo, e consolidar institucionalmente a RECEVIN, quer em cidades associadas, quem em visibilidade.

 

Imagem daqui.