12 Fevereiro 2021      10:09

Está aqui

Hospital de Évora recebe médicos e enfermeiros do Luxemburgo

Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), durante a próxima semana, vai começar a contar com dois médicos e dois enfermeiros do Luxemburgo, que vão reforçar a equipa dos cuidados intensivos covid-19.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes, disse que “a equipa é muito bem-vinda. Demonstra uma grande solidariedade internacional para lutar contra esta pandemia que afeta todos e que temos de ultrapassar”.

“No dia de hoje, o HESE tem 12 doentes nos cuidados intensivos (UCI), restando uma cama. Atualmente temos duas UCIs, com níveis diferentes, uma com oito e outra com cinco camas, num total de 19. Caso seja necessário temos ainda a possibilidade de abrir novas camas”, explicou a responsável. No entanto, Maria Filomena Mendes deixa um alerta: “para abrirmos novas camas, não basta ter os equipamentos, é preciso também ter médicos e enfermeiros disponíveis”.

Quanto à enfermaria, estão internados 49 doentes, existindo ainda 60 camas disponíveis.

A presidente referiu que, neste momento, o hospital está a registar um decréscimo no número de doentes internados em enfermaria e em UCI. “Em novembro e em dezembro a situação esteve bastante complicada. Tivemos que solicitar ao INEM que transportasse doentes para outros hospitais, como Beja, Elvas e Portalegre. Nunca recusamos o internamento de doentes”, destacou.

Note-se que a equipa de médicos e enfermeiros que vem do Luxemburgo deverá ficar 15 dias em Portugal.