18 Fevereiro 2021      10:19

Está aqui

Governo garante fibra ótica e infraestruturas no Baixo Alentejo

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu a construção do IP8 até Beja até junho de 2026, o avanço da cobertura de todo o Alentejo com fibra ótica e ainda a Circular a Aljustrel, avança a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

De acordo com o portal Sul Informação, Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, esteve reunido com o ministro no passado dia 15 de fevereiro, online, onde “foram discutidos vários temas relacionados com a habitação e as acessibilidades físicas e digitais”.

Relativamente às acessibilidades digitais, foi transmitido ao presidente da CIMBAL “que o ministério já identificou esta necessidade e que pretendem fazer os investimentos necessários em infraestruturas que cubram todo o Alentejo com fibra ótica”.

Quanto às acessibilidades físicas, o governante informou que o Plano Nacional de Investimentos 2030 tinha prevista a execução do IP8, até Beja, mas com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência. Segundo a CIMBAL, “está garantida a finalização deste troço até junho de 2026”.

Já a Circular a Aljustrel “já tem destinada verba” e a obra será feita, segundo Pedro Nuno Santos, no âmbito do Plano Nacional de Investimentos. O ministro sublinhou também que a Infraestruturas de Portugal está a fazer manutenções e trabalhos de requalificação em estradas nacionais, nomeadamente no Baixo Alentejo.

Nesta mesma reunião, o “ministro registou ainda as pretensões da ligação de Beja a Vila Verde Ficalho (fronteira) e do IC 27”. Pedro Nuno Santos informou que o troço Casa Branca – Beja já está previsto no PNI, com a obra a ser realizada em 2025 e já com verba certa. Além disso, no troço Beja – Funcheira, está a ser feito o estudo de viabilidade. Ainda segundo a CIMBAL, o ministério é da “opinião que se deve fazer esta obra, pelo que deverão avançar com o projeto” para a mesma.

O Aeroporto de Beja e a necessidade de boas ligações foi igualmente tema da reunião, pelo facto de “o país ter em Beja uma excelente infraestrutura à disposição”.

 

Fotografia de observador.pt