20 Julho 2017      14:40

Está aqui

GESTÃO DA LAGOA DE MELIDES É PROJETO PILOTO EUROPEU

A Lagoa de Melides foi escolhida como área piloto para integrar em Portugal o projecto de Cooperação Territorial Europeia WETNET (Gestão coordenada e networking das zonas húmidas do Mediterrâneo). 

O projecto procura envolver todos os actores locais na gestão da lagoa, conciliando conservação e exploração racional de recursos, numa estratégia semelhante aos "River Contracts" utilizados e, França e Itália há mais de 20 anos.

A Lagoa de Melides insere-se no sítio Comporta-Galé, integrado na Rede Natura 2000, apresentando um elevado valor ecológico e, simultaneamente, um forte potencial de aproveitamento económico (turismo, pesca, agricultura). Como zona húmida caracterizada por um sistema lagunar costeiro, é um local relevante para a avifauna e para várias espécies aquáticas. Segundo a RCDI - Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação, "além do valor paisagístico que importa preservar sem inviabilizar o desenvolvimento das actividades económicas associadas".

Com este objectivo geral, o projecto irá promover o diálogo e a cooperação entre as diversas entidades que operam na área da Lagoa de Melides, procurando conciliar interesses e definir um programa de acções participado por todos, o qual poderá assumir a forma de “contrato de zona húmida”.

O projecto, aprovado no âmbito do Programa INTERREG (MED), está a ser desenvolvido em rede por 10 parceiros de 6 Estados Membros - Itália, Portugal, Espanha, França, Malta e Eslovénia. A RCDI (www.rcdi.pt) é o parceiro português que irá implementar o projecto na área da Lagoa de Melides, em colaboração com a Câmara Municipal de Grândola.

Imagem de capa de communicationallabout.wordpress.com