21 Setembro 2017      15:25

Está aqui

A FUGA DE INTELECTUAIS ALENTEJANOS À GUERRA COLONIAL NUM DOCUMENTÁRIO DE LUÍS GODINHO

Em 15 minutos "O Salto", o mais recente documentário do jornalista eborense Luís Godinho, revela-nos a Évora dos finais da década de 60, e de como um grupo de jovens, para escapar à Guerra Colonial, prepara o "salto" para França ou para a Holanda.

Iludindo a vigilância repressiva da PIDE, utilizam as instalações da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), em Évora, para organizar a fuga. Entre eles encontram-se o artista plástico António Couvinha (narrador do documentário), o fotógrafo José Manuel Rodrigues (Prémio Pessoa em 1999), e o escritor Luís Carmelo, entre outros. Neste documentário cruzam-se as memórias dos que partiram com o enquadramento histórico-político e sociológico da vivência no interior do País nesse período conturbado da História, marcado pela repressão política, pela Guerra e pelo isolamento no contexto internacional. 

"O Salto" é visionado hoje no Museu Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, às 21h30 e os espectadores vão poder conversar com o realizador e com os artistas participantes no filme, numa iniciativa do Museu Frei Manuel do Cenáculo, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Soir Joaquim António d'Aguiar

O Trailer pode ser visto em https://vimeo.com/211512566