23 Setembro 2017      11:00

Está aqui

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

É uma das histórias populares alentejanas mais conhecidas e que começou quando Manuel Brito Camacho - natural de Aljustrel - foi nomeado, em 1910, Ministro do Fomento e se deslocou a Messejana para uma visita. Os mais ilustres da terra fizeram logo questão de tirar benefício do facto de alguém da terra ser importante e deram-lhe a conhecer uma longa lista de reivindicações; tão longa que o Ministros terá respondido com ironia: “Não querem também uma praia?”, ao que os messejanenses ripostaram: “Arranje lá a água, que a areia arranjamos nós!”. Obviamente, a praia nunca chegou a existir.

 

Imagem de wikimedia.org